Por um punhado de Mini- crônicas 7


Vamos falar um pouco sobre ciência. Não aquela ciência chata que ensinam na escola- e que a menos que você estivesse planejando seguir a carreira de cientista louco, jamais seria necessária em sua vida. Mas sim de ciência popular, de coisas que todo mundo vê ao seu redor.
A vida é cheia de fatos, porém mais cheia ainda de mitos. Por exemplo, é de consenso geral que refrigerante mata a sede, certo? Mas o que pouca gente sabe é que, além de muito açúcar, os refris têm uma quantidade enorme de sal nos xaropes. As empresas assim os fazem para ele ir dando mais sede enquanto você toma, e fazer o consumidor besta achar que está se refrescando com uma garrafa de Fanta Uva.

coca-zero_blog 

Ainda sobre refrigerantes. Sabe por que a Coca Zero é mais leve e cria muito mais espuma no copo que a Coca normal? Pense num mar. Quanto maior a quantidade de sal diluída na água, mais a maré espuma ao subir, concordam? Como a Coca Zero é- segundo os fabricanes- 0% açúcar, como vocês acham que eles compensaram a falta dele no xarope e mantiveram a cor original? Exatamente, com mais sal. Suponho que adoçante queimado não deve fazer um caramelo tão vistoso como o açúcar… A propósito, sabia que a lata de coca comum afunda na água e a de zero flutua, pelo fato da Coca Zero ser mais leve e gasosa que a comum?

Aqui vai um experimento interessante: quer descobrir o quão calórico um alimento é? Basta colocar fogo nele e cronometrar o tempo que o fogo leva pra apagar sozinho. Quanto mais tempo o fogo permanecer ileso, maior a quantidade de calorias. Ainda sobre as calorias, sabe por quê é bom tomar sorvete no inverno? Porque, apesar de nós pensarmos que sorvete também refresca, ele tem uma tonelada de calorias. E seu corpo pode utilizar essas calorias para produzir muito mais calor. ­

rosca

Só um recadinho para os “avantajados”. Usem bom senso. Empurrar três coxinhas de catupiry com um refrigerante dietético pode até fazer vocês se sentirem menos culpados, mas o “Diet” do refrigerante não elimina a gordura da fritura e do queijo.

 gordinho

Alguém sabe de mais alguma dica científica?

Anúncios

2 Respostas

  1. Eu colocaria umas aspas em torno de “científicas”. Diante dessas curiosidades fico com o pé atrás. Um fala que é e o outro desmente tudo. Mas não deixa de ser interessantes essas observações.

  2. Vou tentar fazer a experiência do fogo…hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: