Cine- opiniões(parte 6)


Uma cidade contra o xerife(1969) + Latigo, o pistoleiro(1971)

 
5114WWGP8KL

Vamos falar de uns filmes bons, agora! E são dois de uma só vez. E o motivo dessa decisão é por ambos se tratarem de um caso incomum em Hollywood. Ambos têm o mesmo diretor- Burt Kennedy, quase o mesmo elenco, a mesma estrutura de enredo, BUT um não é necessariamente a seqüência do outro. O porquê, ninguém sabe dizer até hoje. Os nomes originais são Support your local sheriff e Support your local gunfighter, e ambos são comédias ambientadas no velho Oeste estrelados por James Garner interpretando personagens muito parecidos, mas que se diferem de algum modo.

SupportSheriff637

O primeiro tem início quando uma cidadezinha do interior vê-se acidentalmente transformada num pólo de mineração. Logo, a cidade é tomada pela febre do ouro, vindo garimpeiros e ladrões de todas as partes do Oeste, deixando os políticos da cidade aflitos. O problema é que xerifes duram pouquíssimo por lá. Coincidentemente, o personagem de Garner chega à cidade para tentar ficar rico com o ouro e se mudar para a Austrália, e resolve procurar um emprego enquanto não o encontra. Os políticos  acabam oferecendo-lhe o cargo de xerife, que ele relutantemente aceita. A princípio ninguém põe fé no serviço dele, mas assim que ele começa a mostrar suas incríveis habilidades com o revólver e sua enorme lábia, todos os bandidos tentam evitar se meter a besta com ele. Quer dizer, todos menos a família Danby, que praticamente governa a cidade com sua truculência. Assim que o xerife prende um dos filhos de Danby, a guerra entre ele e os bandidos tem início. As únicas pessoas que o ajudam a sair dessa fria são o pinguço da cidade – que aparece em ambos os filmes com nomes diferentes- e a filha tresloucada do prefeito, apaixonada por Garner. O filme é um festival de loucuras e situações ridículas. A melhor piada é sem dúvida o fato de a cadeia da cidade permanecer inacabada até a chegada de Garner. A cela não possuía grades até ele chegar, então a estranha solução que encontra é pintar uns círculos com tinta vermelha no chão, simulando as barras. Se os bandidos atravessassem pro outro lado da tinta, levavam chumbo. E, surpreendentemente, nenhum se arriscava!

24396-large

No outro filme, Garner interpreta um sujeito ainda mais malandro, ganancioso e mulherengo que o anterior. Ele começa o filme prometendo casamento a uma ricaça numa viagem de trem, mas apenas transa com ela para afanar seu dinheiro e pular fora do trem na primeira cidade que encontra. Nessa cidade, ele manipula qualquer um que atravesse seu caminho pra conseguir um monte de dinheiro, mas ele tem um grave defeito: uma fixação no número 23 da roleta, que sempre o leva à falência de uma forma cômica. Ele faz amizade com o bebum da cidade, que vira seu assistente em seus trambiques, porém, acabam confundindo Latigo com um pistoleiro muito temido na região. Vendo a oportunidade que isso pode trazer, Garner convence a todos que o bêbado é o tal bandido, e todos passam a tratá- los como reis… Até o verdadeiro pistoleiro dar as caras a mando do dono de uma mineradora rival a da cidade.

video_140

Ambas competem por uma jazida imensa de ouro escondida em algum lugar embaixo da cidade. Aqui, as piadas são ainda mais loucas, como a filha do dono da mina, que tenta matar Latigo desde que ele colocou os pés na cidade pensando que ele é o bandido, as explosões das minas que sempre fazem a cidade toda tremer, e o dono do saloon, que precisa tomar um gole de uísque sempre que Latigo joga, para ter coragem de deixa- lo apostar cada vez mais dinheiro no número 23.

Ambos os filmes são ótimas pedidas para sábados tediosos, mas muito, muito difíceis de achar nas locadoras. Vale a pena procurar.

 

NOTAS: 9,0 para os dois

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: