As aventuras da mini- crônica 11 na cidade de Thor


Sempre é triste assistir a uma antiga tradição caindo por terra. Todos os dias eu vejo na net textos falando sobre o fim das mídias físicas, que o futuro da indústria musical e dos filmes são os downloads, a nuvem virtual, etc. A princípio eu não dava muita bola pra essas previsões pessimistas, mas recentemente tenho percebido o quão certos os pessimistas devem estar.

Na última semana, enquanto dava uma volta, percebi algo que me entristeceu muito: Quase todas as locadoras de DVD do bairro e proximidades estão fechando as portas. Para mim, que quando vejo prateleiras no horizonte, sinto um desejo incontrolável de olhar, o golpe é mais duro. Desde os três anos minha segunda casa são as locadoras. Já sei que sou antiquado, mas quase nada supera a sensação de se folhear um jornal, de se segurar uma capa de filme ou de disco de vinil nas mãos.

Não me leve a mal se você adora assistir filmes na telinha do computador, mas eu detesto. Nenhuma pessoa normal pode achar confortável se sentar à frente do monitor para ver um vídeo de mais de 10 minutos, sem parar. Não sei quais são os hábitos das outras pessoas, mas eu levo no mínimo uma semana pra terminar de ver um filme inteiro.

            O caso é que nessa década, músicas e filmes tornaram-se coisas tão estúpidas que ninguém mais tá a fim de pagar mais de 2 real por eles. Já falei muitas vezes que hoje ficou fácil demais fazer “música” e “filmes”, afinal, para todos os problemas, a cura é o computador. Os “músicos” nem precisam mais sair de casa para gravar um “disco”, basta colocar o material novo no MySpace. Desenhos animados sequer são desenhos agora, e dublês nem são mais necessários em cenas de ação, pois não tem nada que um pouco de computação gráfica e chroma- key não possam fazer.

            Creio que, a menos que as coisas deixem de ser tão fáceis para as empresas de entretenimento, em breve não existirão mais as salas de cinema também.

Anúncios

2 Respostas

  1. Uma locadora próxima de casa, era única e exclusivamente de fitas. Algum tempo depois, vendo a mudança da mídia, ela se tornou única e exclusiva para DVD´s, hoje depois de ter mudado todos os produtos, ela está fechando as portas. Não tem mais clientes como antigamente. O giro de aluguel de DVD´s é quase nulo.
    Triste fim.
    Parabéns!!

  2. Ah, Locadoras… O paraíso de quem vai atrás de raridades e, porque não, de fitas de Mega Drive/SNES. Bate um puta arrependimento de nunca ter locado certas seladas, como as da América Vídeo e uns cartuchos do calibre de Pulseman.

    Maldita hora em que tacharam o VHS de Obsoleto ¬¬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: