Foi Ele quem fez


Nunca poderemos saber o que nos aguarda nas veredas da vida. Outro dia, levei um de meus textos para um professor do meu cursinho pré-concurso ler. Por acaso o texto foi passado de mão em mão pela sala inteira, e todos que leram aprovaram. Um dos meus colegas, assim que terminou de ler, me perguntou: “Você é ateu, né?” Quer dizer, na mente dele, apenas um ateu poderia escrever de forma tão provocativa. Mas afinal, por que essa discriminação para cima dos que não crêem? Qual o problema que a maioria das pessoas têm com a dúvida? É ela que nos humaniza. Questionar é parte fundamental do aprendizado e do crescimento.
messias

Mas, por alguma razão, quase todo mundo odeia ter dúvidas. Preferem se apegar a tal “verdade absoluta”. Preferem ter certeza de tudo, mesmo sem ter de fato. Praticamente todo mundo que eu conheço é adepto de alguma religião. Toda família tem alguém tarado por religião. Eles falam das coisas que supostamente Ele e o filho Dele fizeram, com tanto entusiasmo, que poderiam dizer até “Eu vi, eu tava lá, foi ASSIM que aconteceu!”. Basta ouvirem as palavras “eu não acredito”, que falta só elas te esfolarem com uma faca de pedra lascada e fazerem um sudário com sua pele. Algumas seriam capazes de assistir tranquilamente a própria casa pegando fogo com a família dentro, dizendo “Tudo bem. Ele vai me ajudar. Ele vai me dar uma casa maior, com uma família maior”. Que fique registrado: Acreditar por acreditar simplesmente não pega em mim.  
Jesusguaraná

            Ninguém gosta de admitir que conseguiu algo extraordinário sozinho. Na hora dos agradecimentos, sempre soltam um “Graças a Ele lá em cima e ao filho Dele”. Em qualquer tipo de conversa, sempre há a chance de infinito/ 1 de se ouvir as palavras “Deus” ou “Jesus”. Todos dizem coisas como “se Ele quiser, minha filha arruma esse emprego”, “se Ele quiser, essa chuva para”, “se Ele quiser, meu filho passa de ano”, “se Ele quiser, e Ele quer…” Quanta amolação Ele tem que aturar! Creio que a maioria de nós O enxerga como um tipo de “painho”, um coronel do interior que dá brindes aos empregados pra fazer média, um Don Corleone que ouve a CADA UM DE NÓS como uma secretária eletrônica gigante. Mas, honestamente, vocês acham que um ser todo poderoso criador de todas as coisas, acima de tudo e todos, praticamente o Sarney sobrenatural, teria tempo e paciência pra atender pedidos tão insignificantes? É muita pretensão de nossa parte.
Salvador-Dali-Christ

            Por outro lado, quando acontece alguma merda, qual é a primeira coisa que falamos? AH, MEU DEUS DO CÉU! De uma hora pra outra, Ele passa de um pai “bondoso e justo” a bode expiatório. Sempre tem aquela abobrinha do “Plano divino”.O açude secou porque Ele quis. Essa chuva alagou a cidade inteira, mas pode apostar que Deus teve seu motivo pra nos mandar a enchente. Minha filha meteu um par de chifres no marido, mas foi vontade Dele. Ele sabe o que faz, Ele tem um plano pra cada um de nós, blá blá blá… Não sei quanto a vocês, mas eu não me apegaria tanto assim a alguém que deixa tanta quizumba acontecer conosco. Assim ele parece mais um lorde Sith, que um pai compreensivo.
pope-benedict-palpatine

Mas quem sou eu pra mudar a maneira de pensar dessas pessoas?Eu compreendo que muita gente que vive em situação subumana tem somente a Ele para lhes trazer conforto e forças pra encarar mais um dia, mas há de se concordar que a religião é o maior atravancador do progresso da humanidade. Pensem em quantas curas deixaram de ser encontradas por causa da Igreja Católica. Pensem em quantas guerras foram e continuam sendo travadas em nome Dele. Em quantos pastores e padres que se consideram pilares da retidão e da moralidade, mas por baixo do pano roubam, estupram e são pegos com proxenetas de gays?

211096-jesus_mentos_large

John Lennon conseguiu, mas você também consegue imaginar um mundo sem religião? Bom, sem religião, o que nós diríamos em situações embaraçosas, ou quando tudo desse errado? Convenhamos que soltar um “meu Deus do céu!” ou um “Jesus Cristo!”é mais socialmente aceitável que soltar um “Putaquipariu!”

Tenha a mente aberta para idéias diferentes das que vem escutando desde criancinha. A vida é aprendizado, não o despreze. Se pelo menos uma pessoa pensar diferente das demais, talvez daqui a alguns séculos tenhamos esquecido que Ele lá em cima “existe”.

9_funny_jesus_thumbs_up

Anúncios

4 Respostas

  1. Agora eu entendi porque você disse que eu gostaria desse post! E confirmo que eu adorei! Concordo com você em todas as palavras.

  2. Dez por cento dos humanos não creem. Dez por cento são canhotos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, embora o demônio seja também conhecido como canhoto. Ambos, você e eu, somos não destros e não crentes. Ter uma opinão polêmica e minoritária já é dificil, externá-la é gesto de muita coragem. Excelente texto! Parabéns!

  3. Quem é ateu sempre ouve as mesmas ladainhas de: “você não acredita, mas se a sua vida for pra bosta, quem vai te ajudar?”

    Realmente, sou ateu não por causa de D-Us, mas sim por meus pais! Desde que eu me lembre, nunca curti písar em igrejas e/ou rezar.

  4. Foi a primeira vez que vi um “Jesus” sorridente. Confesso que me assustei. Que sabe nos dias de hoje onde há tanta “tecnica” de ser feliz, esta não seria a imagem mais apropriada?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: