Última Fila


007_animal_houseClube dos cafajestes(1978)

Eis o que se pode considerar um verdadeiro clássico! Esta comédia foi a grande pioneira do gênero chamado “comédia colegial”, passada nos campus das universidades americanas. Filmes como American Pie, Todo mundo em pânico, Curtindo a vida adoidado e toda a filmografia dos irmãos Farrely devem suas vidas a essa pérola. Apesar dos recursos escassos e do roteiro absolutamente irreal, nada impediu que esse filme fizesse parte do Museu Cultural Americano, ao lado de clássicos como O mágico de Oz e Casablanca.
Dirigido pelo futuro rei da comédia dos anos 80 John Landis e escrito pelos editores da revista National Lampoon- uma espécie de contraparte americana da Casseta Popular, o filme se passa em 1962, na fictícia faculdade de Faber. Acompanhamos três calouros tentando encontrar suas fraternidades: Chip(primeiro papel de Kevin Bacon) entra para a fraternidade Omega Teta Pi, dos alunos mais conservadores, militarizados e mauricinhos, comandados pelos alunos Gregory Marmaland( James Naughton) e pelo cadete Niedermeyer(Mark Metcalf- ator esse que mais tarde se tornaria famoso por ser o antagonista nos clipes do Twisted Sister), enquanto Larry e Kent tentam entrar para a Delta Tau Chi, uma fraternidade composta totalmente por bandidos, arruaceiros, pinguços e degenerados, para quem tudo é festa.
582px-animal_house_deltas
Eles têm um bar dentro do casarão, sobem as escadas de moto, tacam garrafas de bebida nas paredes a cada segundo, transam no gramado e têm uma escultura de mulher com aquários no lugar dos seios. Liderados por Eric “Lontra” Stratton e John”Bluto” Blutarsky (John Belushi, o maior ladrão de cenas que Hollywood já teve), um gordão espalhafatoso, pé-de-cana inveterado e com Q.I zero já veterano na universidade há SETE anos (mas todos sabemos que é há muito mais tempo que isso), todos os “alunos” são detestados pelos Ômegas e, em especial, pelo reitor da faculdade, que mal pode esperar para fechar a casa dos Deltas, detentores das piores notas da história da universidade.
Acham que os trotes em calouros do Brasil são barra pesada? Enquanto os nossos se resumem a humilhações no farol e a doar sangue sem levar lanche na saída, os calouros deles passam por verdadeiros rituais de iniciação. Kent e Larry até que se dão bem, num batismo feito literalmente na cerveja, já Chip é posto pelado e de quatro, diante de Niedermeyer vestindo trajes que remetem à KKK, que bate na bunda dele com uma palmatória enorme. “Obrigado, Senhor! Pode me bater de novo? Obrigado, Senhor! Pode me bater de novo!”
animal_house_760
A lei que impera nesse filme é basicamente uma só: nada de leis. Cada situação dele se baseia na mais perfeita aleatoriedade, como se fossem vários quadros sem a menor ligação uns com os outros, editados juntos. A maioria dos roteiros hollywoodianos é amarrada ao extremo, e seguido como em ordem alfabética. Já aqui, aparentemente Landis disse: “Olha, esses são os seus papeis. Façam o que quiserem com eles”. Logo, cada cena, apesar de constar no roteiro, parece dotada de improvisos geniais, a maioria deles envolvendo o personagem de Belushi.
Citando como exemplo, no refeitório da universidade, ele monta vários bandejões, um em cima do outro, esconde comida dentro dos bolsos e enfia um hambúrguer inteirinho dentro da boca. Na cena mais célebre do filme, quando recebem a notícia que a fraternidade será fechada no dia seguinte, os Deltas tomam a decisão mais racional possível: organizar uma suruba romana, regada à bebida e tudo que há de ruim no mundo, na qual um deles acaba transando até com a mulher do reitor!
050816_animalhouse_vlg_3p_widec
Em resumo, se você quiser rir até começar a sentir o gosto da bílis na garganta, vai correndo alugar esse filme. Satisfação garantida!

NOTA: 9,0

Link para download do filme:
http://filmeedownload.blogspot.com/2008/11/clube-dos-cafajestes-1978.html

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: