Som na caixa!


A música é um reflexo do povo. Horas difíceis sempre foram combustíveis para os grandes gênios da música, que com sua poesia e seu ritmo trazem esperança e alegria às pessoas. Bom, pelo menos costumava ser assim. Nas últimas duas décadas a única palavra de ordem no mundo da música tem sido: Diversão. Se a música dá vontade de sair pulando, não precisa fazer mais nada.

Considero-me uma pessoa eclética quanto à música. Cresci rodeado pela MPB, rock brasileiro, heavy metal e pelos Beatles. Assim como muitas outras pessoas, eu não me conformo com o rumo que a música mundial tomou com a era digital. Outro dia, enquanto eu e meu pai trabalhávamos no AUTOCAD na casa dele, o vizinho da casa de baixo estava tocando Axé Music no último furo. Um festival ininterrupto de imbecilidades. Ia dos clichês básicos do gênero como “me ama, meu amor”, “mexe, mainha” e “empina a bundinha” a sandices absolutas como uma tal de “Dança do Pica- Pau”.
Carnaval_2009_010
Melhor que rir dessas asneiras, só rir dos comentários do meu pai sobre elas. Na verdade, rimos pra não chorar.
É inevitável sentir pena dessa geração 2K, que nasceu e se desenvolveu afogada até o pescoço nessa “música”. Vejo todo dia na MTV mulheres que parecem feitas de plástico, favelados americanos posando de bonzões com todo aquele ouro no pescoço, nos dedos e até nos dentes e ídolos aborrecentes estendendo a bandeira do “puritanismo”. Em meio a esse bando de babacas exibicionistas, onde fica a música?
90719899
E depois ainda vem o músico reclamar dos downloads e da pirataria… O caso é que as pessoas já perceberam como eu já havia dito anteriormente, que música e filmes atuais viraram besteiras tão grandes que ninguém mais quer saber de pagar um centavo por eles. Escrever música hoje se resume a praticamente só uma coisa: Falar de amor. Só isso. Escrever música moderna sem colocar as palavras “amor”, “amar” e “amo” é quase como ir ao Vaticano e não tentar roubar o bonezinho do Papa.
nxzero
Até os roqueiros modernos que tocam nas rádios, que supostamente deveriam ser o símbolo do inconformismo e da rebeldia juvenil, só escrevem músicas melosas e insípidas sobre amores desfeitos e beijos. CPM 22 e NxZero não me deixam mentir. O caso é que, nesses tempos modernos, a palavra “gênio” ganhou uma conotação totalmente diferente. Lugar de gênio e filósofo passou a ser nos laboratórios e nas aulas de filosofia. Qual é a primeira coisa que vem à mente quando aquele seu colega começa a se exibir em sala de aula, e a se achar mais sabido que o professor? Exato, mandar calar a boca e sentar. Os grandes contestadores viraram “reclamões”, e ninguém gosta de ficar perto de quem só reclama de tudo. Diogo Mainardi aprendeu essa do jeito mais difícil… Os grandes nomes da MPB não souberam como evoluir junto com o novo público. Continuam compondo quase do mesmo jeito como compunham na época do amor livre, das torturas e deportações. Basicamente só tocam para o público da velha guarda, e pra adolescentes intelectualóides que gostam de posar de muito cultos.
protesto
E nem venham me dizer que não existem mais motivos hoje em dia pra mobilizar as pessoas. Ditadura em si já não existe-pelo menos até o governo conseguir eleger seu próximo candidato-mas ainda há censura, e muita. Basta nos lembrarmos da tentativa ridícula de criar uma lei abafando a liberdade de expressão nos blogs durante o período de eleição. Vão perguntar para Gabriel o Pensador se não existe mais censura. Quem não se lembra de quando ele foi preso e seu disco de “To feliz, matei o presidente” foi confiscado pelo governo? É claro que ele enfiou a mão sem luva dentro do vespeiro, mas não precisavam ter chegado a tanto.
Cal-45--43793
Pensem nas torturas de policiais, nos tiroteios nas favelas, no narcotráfico, na falta de saneamento básico, na bandalheira desenfreada em Brasília, na falta de humanidade e empatia dos nossos políticos, que só querem saber da nossa grana, na violência que já chegou às cidades pequenas, na falta de respeito, na poluição… É material a dar com pau!
banda-calypso
Com o governo Lula, houve um crescimento sem precedentes do culto à incultura. Passou a ser motivo de orgulho se dizer pobre e analfabeto, como ele era antes de usar Armani e tomar escocês no Palácio da Alvorada. O país tornou-se um espelho de seu presidente. Se ele gosta de forró mela-cueca, todo mundo gosta. Se ele gosta de “apocalypso”, nós também gostamos. Se ele gosta de funk de sacanagem, nós idem. Era mais fácil nos revoltarmos com a situação do país quando havia filósofos, sociólogos e advogados supostamente mais inteligentes que o povo no poder.

Anúncios

6 Respostas

  1. Não há falta de assunto, mas deve haver crise de criação. Quem ouve uma música atual ouviu todas. Há uma grande repetição. Sobre as músicas antigas, elas continuam a nos embalar, ainda hoje, e sem saudosismo.

  2. Caraca tú é muito reclamão! Eu também não gosto mas é a cultura do meio em que vivemos, fazer o que? Deixa tocar, ou faça melhor. Infelizmente é isso. Não se ressinta pelo gosto musical do povo até porque cada um pode escutar outra coisa se quiser. O que tem que ser protestado sim, é a falta de respeito de quem ouve no último volume obrigando a todos escutarem incondicionalmente. Abraço!

  3. OI JOELMA TUDO BEM ?MEU NOME É JOÃO PEDRO TENHO 09 ANOS .QUERIA TE DIZER QUE EU GOSTO MUITO DE VOCE E DA SUA BANDA ,TENHO TODOS SEUS DVDS E TAMBEM CDS.
    THCAU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    JOÃO PEDRO SEU FÃ
    ………………………..

  4. E veio…infelizmente cada um tem seu “cú”…é verdade que tem muita porcaria, mas falar mau do presidente é foda…vc com certeza ganha os R$510,00 de salario…então num fala merda naum…ele pode até ser “burro” como dizes, mas ele foi o unico que fez coisas de verdade…e musica…musica sempre teve as merdas tocando…so que agora tem mais gente ditas como “inteligentes” e “sabias” de estudo que escutam essas “musicas”…é o como falaram ai…em vez de reclamar façamos nós a parte que nos cabe, que não é criticar o trabalho dos outros. Se eles estão lá é prq fizeram alguma coisa, e vc?

  5. oiee td bem com vc ????
    calypsoo ó beu te amoo vem aqui fazer show em sao paulo eu quero de ver eu quero que vc canta 20 muisicas por favor eu te amo não desista ta bom ?
    beijosssssssssssssssssssss
    fica com deussssss
    se cuidaaaaa e manda uma beijo pro chimbinha e pros dançarinos tambem
    beijosssssssss
    eu tiiiamuu muito,muitoooooooo
    muitooooo,muitooo ta om

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: