Última Fila


Os Goonies(1985)

E lá vou eu mexer em “território sagrado” novamente… Esse é mais um daqueles filmes intocáveis dos anos 80, clássico triunfal da Sessão da Tarde-assim como Curtindo a vida adoidado, e que provavelmente todo mundo da minha idade, menos eu, assistia em todas as férias. Recentemente, assisti tanto a esse filme como ao Curtindo, mas ao contrário do filme de Matthew Broderick, esse aqui não me decepcionou nem um pouco.


À exceção talvez de Guerra dos mundos, tudo que envolve o nome Steven Spielberg costuma ser material de qualidade, esse filme não é exceção. Tendo sido escrito por ele e Chris Columbus, que logo viria a dirigir Esqueceram de mim 1 e 2 e os primeiros Harry Potters, e dirigido por Richard Donner, o responsável pelos filmes da série Máquina mortífera(!) e do Superman de 78, esta comédia de aventura e fantasia nos transporta a uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos. Conta a história mais implausível do mundo, mas ainda assim cativante, de um grupo de amigos adolescentes e pré- adolescentes com complexo de Indiana Jones.
Em 24 horas, todas as casas do bairro deles serão desapropriadas e demolidas, para a expansão de um clube ,assim eles tentam encontrar alguma forma de pagar por todos os terrenos do bairro e não o abandonarem. Por obra do acaso, o momento Deus ex machina ocorre enquanto fuçavam no sótão e encontram um mapa secreto do tesouro do pirata Willie Caolho, dentro de um antigo quadro. Acham essa ideia difícil de engolir? Aí vem mais! O tal tesouro está escondido lá mesmo, nos subterrâneos do Oregon!

Em busca de aventuras e da grana, Mikey, Bocão, Dado e Gordo montam em suas Cecizinhas e pegam estrada. Obviamente, essa aventura conta com seus antagonistas. São eles Brand, irmão adolescente de Mikey, e suas amigas Andy e Stef, que vão atrás deles para leva-los de volta pra casa e acabam se envolvendo na caça ao tesouro, e a maquiavélica família Fratelli, bando de ladrões estereotipados italianos, que está no encalço dos Goonies e, posteriormente, do tesouro- que eles nem desconfiavam estar situado embaixo do restaurante abandonado que lhes serve de esconderijo.


As verdadeiras estrelas desse filme são as armadilhas e enigmas espalhados pelas cavernas subterrâneas pelo Willie Caolho, que servem como provação para Mikey e a galerinha. Por mais que pareça impossível a idéia que um pirata, supostamente um guerreiro de Q.I abaixo da média, ter tido a paciência e tempo o bastante pra criar todas aquelas armadilhas sozinho, todo mundo acaba se envolvendo com a atmosfera do filme.

E claro, não poderia deixar de mencionar o ogro Sloth, filho deformado da Mama Fratelli, escondido no calabouço sem comida e preso por correntes, que acaba sendo muito útil aos Goonies com sua força monstruosa e bom coração.
Ao contrário da maioria dos filmes familiares, esse mostra as crianças de um jeito realista, bem humano. Sem a menor preocupação com dar exemplo e educar, os moleques estão constantemente praguejando uns com os outros e soltando palavrão, no melhor estilo Bart Simpson. Claro que não tem nenhum F*CK YOU ou um “comi sua mãe”, mas passa bem longe do estereótipo de criancinhas politicamente corretas e desmioladas da Disney. Em resumo, não percam de maneira alguma esse clássico da Sessão da Tarde. Diversão garantida!

NOTA:8,5

Link para download:http://filmeedownload.blogspot.com/2009/02/os-goonies-dublado-1985.html

Anúncios

Uma resposta

  1. Taí um dos clássicos da Sessão da Tarde que eu nunca consegui assistir por inteiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: