Última Fila


The Italian Job/ Um golpe à italiana (1969)

 

“Você deveria explodir APENAS AS PORRAS DAS PORTAS!”

Esse filme é tão importante para os britânicos como O Mágico de Oz é para os americanos. Sendo tanto uma comédia de ação como uma possível paródia dos filmes de 007, dependendo de quem o vê, ele pode ser tanto um orgasmo como um infarto para os amantes de carrões exóticos.

Logo na primeira cena vemos o quase recém-lançado Lamborghini Miura –na minha humilde opinião o carro mais bonito já fabricado- acelerando pelas tradicionais estradas curvas européias, o ronco do motor fazendo os alto- falantes da TV tremerem, até que ele entra num túnel sem iluminação e se ouve uma explosão. Na próxima cena os restos mortais de carro e motorista são trazidos pra fora do túnel por uma escavadeira. Juro que quase morri do coração nessa hora! Paralelo a isso, o famoso bandido Charlie Croker(Michael Caine) acabou de cumprir pena na prisão e está em liberdade. Ficamos sabendo que o homem do Lamborghini era Roger Beckerman, outro super-criminoso, amigo de Charlie.

Antes de morrer, ele deixou com sua esposa uns planos inacabados para realizar o maior roubo da história da Itália, sendo esse o motivo de seu assassinato pelas mãos de mafiosos rivais. Apesar de o plano ser incrivelmente arriscado, o amigo aceita leva-lo adiante em respeito ao morto. Tal plano envolve invadir os computadores do controle de tráfico de Turim, causando um enorme engarrafamento. Aproveitando a confusão no trânsito e que toda a polícia estará distraída tentando colocar ordem nas ruas, eles podem efetuar o roubo de 4.000.000 de libras esterlinas em ouro do banco internacional da cidade e fugir em segurança.

 Para conseguir realizar algo tão grande, Charlie precisa montar um time de ladrões tão bons quanto ele. Então volta à prisão para negociar com Mr Bridger, outro encarcerado, mestre do crime, que praticamente manda na prisão. Apesar do roteiro, o verdadeiro propósito deste filme é mostrar carrões ingleses, que só de pensar neles a carteira já fica mais leve, e desastres automobilísticos os envolvendo. Você nunca verá tantos Jaguares e Aston- Martins virando palha de aço, nem mesmo num filme de James Bond. É um verdadeiro circo automobilístico.

Porém, os verdadeiros astros do filme só dão as caras faltando pouco mais de 20 minutos para a sessão terminar: três Mini Coopers, carros clássicos ingleses de rali preparados pelos ladrões para fugir de Turim com a grana. Certamente vocês já ouviram alguém contando vantagem de ser um motorista tão bom que faz carro subir até em árvores. Nesse filme, eles elevaram essa piada à última potência. Os malandrinhos sobem e descem escadas, saltam de telhado em telhado, andam sobre a água, correm dentro dos esgotos, usam uma construção imensa- que eu ainda não descobri o que é- como um tipo de pista de skate tamanho família- e, claro, fazem todos os policiais da Itália de palhaços. Só se vê as viaturas capotando, afundando no rio e parando de funcionar, enquanto os três Minis continuam correndo e rindo da cara da lei. Uma sátira jamais imitada pelas cenas de perseguição hollywoodianas.

Apesar de ser indubitavelmente impossível um plano como o deles dar tão certo na vida real, esse filme é muito divertido, agitado e cheio de tiradas típicas do cinema inglês.

E eu desafio qualquer um a não sair cantarolando a música-tema do filme depois que ele acabar. É impossível!

Obs: Por favor, esqueçam do remake desse filme, realizado em 2003, que chegou aqui com o título Golpe de Mestre. Ele é uma atrocidade e um insulto a esse filme maravilhoso.

 

NOTA: 9,0

LINK PARA DOWNLOAD DO TORRENT:http://www.4shared.com/file/105140871/992f1978/Um_Golpe__Italiana.html

Anúncios

Uma resposta

  1. Gosto é gosto e mãe é mãe, mas não me senti atraída por esse filme, embora esteja hoje concluindo um curso de iniciação ao cinema, com duração de 20 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: