Aquecimento


Jabulaaaaani!

Sabe qual é o maior problema de qualquer tipo de esporte? Falta de empatia. Quem assiste às partidas da Copa, ou qualquer outro evento esportivo mal consegue imaginar o perrengue que os atletas passam diariamente antes de ficarem ali, enfileirados, fingindo cantar o hino nacional.

“Futebol. O que eu acho mais esquisito no futebol é que, num momento, você é um milionário, e assim que um juiz sopra o apito, você tem que sair correndo atrás da bola. Para mim, ser um milionário significa ter uns caras jogando bola por mim. Se eu quiser chutar, eu chuto. Quem manda sou eu.”

Jerry Seinfeld (adaptado)

 Para nós, os comuns, esportistas são meros entertainers como quaisquer outros. A função deles é nos divertir, e se perderem, que vão todos pro colo do cramulhão. Sequer passa por nossas cabeças toda a dor a que os atletas são submetidos diariamente. Treinamentos que fariam um estivador mais taludo desmaiar de estafa, a pressão da torcida, dos paparazzis que insistem em flagrá-los em seus momentos mais humanos, como batendo o carrão num poste ou traindo a esposa com outro homem. Todo mundo pode falhar, menos nossos deuses do Olimpo.

A competição extrema pode ser devastadora para qualquer pessoa. Vi recentemente fotos de ginastas olímpicas pegas no flagra durante suas apresentações. Todas elas chorando de dor, sofrendo na execução de suas rotinas, de um jeito que faria as personagens da Thalia se encolherem pra dentro dos ombros de vergonha. E nós ainda temos a desumanidade de xingar os atletas quando perdem um jogo. Shame on us…

Então, antes de dar com o pau da bandeira no coco do Dunga e de seus gladiadores, tentem primeiro se imaginar na pele dos ‘perdedores’. Que, sejamos sinceros, são muito mais vitoriosos que qualquer um de nós, torcedores tapados.

Bom divertimento!

Uma resposta

  1. ” Noventa milhões em ação pra frente Brasil
    do meu coração…”
    Todos são técnicos!
    Todos são profundos conhecedores de
    futebol!
    Esquecem que o jogador é de carne e osso.
    Na hora de levar a porrada ninguém se oferece para trocar de lugar…enfim
    Essa é a seleção que temos? Beleza. Quem sou eu pra dizer que faria melhor que o Dunga( adoro ele, mesmo quando é ogro). Torço na crença de que podemos sim!
    Abração!

Deixe um comentário

