Saludos, amigos!


Pais são como clientes: Têm sempre razão. A lógica deles é irrefutável. Sabem exatamente como o mundo funciona, e como deve continuar funcionando. Fora dos filmes, nunca houve um filho capaz de provar que os pais estão errados.

Nem mesmo gente que mudou a cara do mundo como John Kennedy, Bill Gates ou Mandela conseguiram provar aos pais que tinham mais razão em alguma coisa do que eles. Fico imaginando se, ao receber a sentença de 29 anos de cadeia, a mãe de Mandela não veio até ele e falou “Tá vendo, meu filho? Se tivesse virado verdureiro como eu mandei…”

Na real, nenhum pai espera que os filhos mudem o mundo. Por isso, quando nos perguntam “O que quer ser quando crescer?”, na verdade estão querendo dizer “Quer ser advogado, engenheiro ou médico?” Escolher qualquer outra carreira é para eles como tatuar a palavra VAGABUNDO na testa.

Pelos pais, outros tipos de cursos sequer deveriam existir, apenas Direito, Engenharia e Medicina. Pois essas são as profissões que garantem segurança financeira, bom nome na praça, dinheiro no bolso e blábláblá… Preferem ter o filho morando no viaduto ou a filha na zona a que eles não sejam médicos, advogados ou engenheiros.

Mas quantos de nós realmente querem sentir toda essa segurança? Não sei de muitos jovens – ou adultos- que adoram rotina. Para a vida valer a pena ser vivida, é necessária certa dose de perigo, de “E agora?”. Mas não. Os pais nem querem sonhar em ver os filhos se arriscando. Tudo que eles querem é criar os contribuintes de amanhã.

Bom divertimento!

3 Respostas

  1. Pô Yamar,
    Na verdade estou do outro lado neste momento.
    Eu sou “quem dita as regras”.
    Na verdade vou te contar o segredo das coisas…
    Não é que tenhamos razão(na verdade nem temos tanto assim)
    Na verdade é que precisamos “gerir” nosso próprio império…Daí vc que sabe um pouco de regimes totalitários, sabe que a tirania é a melhor forma de governo!!!
    Ainda que eu tenha uma educadora(minha esposa) como vice, as vezes a gente tem que peitar o moleque pra conseguir alguma coisa…
    Cada dia que passa educar fica mais difícil…dai partimos denovo pro regime totalitário!!!!
    É como no filme a partilha onde a irmã mais velha explode e grita com as outras”isso aqui é uma família não é uma democracia!!”
    Mais ou menos por aí!!

  2. Pra botar um pivete no mundo, é fácil. O foda é fazer de tudo pra não repetir os mesmos erros que os SEUS pais cometeram contigo na sua época de pivete/aborrecente1

  3. Fui criada à moda antiga entupida de regras mas sempre pude curtir tudo o que podia no momento certo. Fui
    moleca merdeira de deixar minha mãe de cabelo branco, mas bastava apenas um olhar e eu desincorporava.
    Já meu pai regia a orquestra com rigidez e pouco papo.
    Se eu o respeitava? Não. Eu tinha medo dele, sua mão era
    muito pesada.
    Assim, criei meu filho, da mesma forma que minha mãe fazia.
    Respeitando o seu tempo e procurando despertar nele a
    consciência do livre arbítrio. Espero que tenha conseguido.
    Abraços

Deixe uma resposta

